Mato Grosso

Evento de inovação reúne servidores públicos em maratona com inteligência artificial

Publicado em

Mato Grosso

Com o objetivo de impulsionar a transformação digital e fortalecer a cultura de inovação no setor público, o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), realiza o IdeIAthon – Maratona de Inovação com Inteligência Artificial (IA). O evento, promovido em parceria com o Sebrae-MT, será realizado nos dias 14 e 15 de outubro, na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), no Centro Político Administrativo, em Cuiabá, das 8h às 18h.

As inscrições são individuais e limitadas, sendo que serão selecionados apenas 65 inscritos conforme critérios de ordem de inscrição, diversidade de órgãos públicos, equilíbrio de gênero e pluralidade de perfis (serão escolhidos profissionais de Tecnologia/IA e Negócio/Gestão). A confirmação será enviada por e-mail oficial da organização. Quem não for selecionado nesta edição terá prioridade na próxima.

O evento integra a programação do Outubro Movimente 2025, que celebra cinco anos de conexões que transformam, consolidando-se como um dos principais espaços de troca, aprendizado e inspiração voltados à inovação, colaboração e ao serviço público do futuro em Mato Grosso.

Programação

O IdeIAthon reunirá servidores públicos do Estado e da Rede InovaGovMT em uma imersão prática voltada à criação de soluções inovadoras com o uso de inteligência artificial.

Durante dois dias intensos, os participantes vivenciarão todas as etapas do processo de inovação, desde a identificação de problemas e ideação até a validação, prototipação com IA e apresentação final das propostas.

O formato prevê equipes multidisciplinares, compostas por perfis de tecnologia e gestão, que terão apoio de mentores especializados e participarão de talks introdutórios (conversas) que abordarão conceitos e ferramentas digitais de IA. Os participantes serão divididos em equipes, sendo que cada grupo deverá aplicar inteligência artificial em alguma fase do desenvolvimento da solução.

No primeiro dia (14.10), os participantes acompanharão a abertura oficial e a formação das equipes, seguidas pelas etapas de entendimento do problema e ideação, com uso de ferramentas de IA. À tarde, será o momento de desenvolver o mínimo produto viável (MVP) com apoio de mentores.

Já no segundo dia (15.10), as equipes finalizarão os protótipos, participarão de um talk sobre pitch (apresentação curta e objetiva de uma ideia, projeto, produto ou negócio) e farão a defesa de suas soluções para uma banca avaliadora. As melhores propostas serão premiadas durante o encerramento do Outubro Movimente.

A participação é obrigatória nos dois dias de evento. Os inscritos da área de tecnologia deverão levar notebook próprio com autonomia de bateria e configurações básicas para uso de ferramentas de IA.

Serviço | IdeIAthon – Maratona de Inovação com Inteligência Artificial integra o evento Outubro Movimente 2025 – 5 anos de conexões que transformam
Data: 14 e 15 de outubro de 2025, das 8h às 18h
Local: Famato – Centro Político Administrativo, Cuiabá/MT
Participantes: Servidores públicos do Estado de Mato Grosso
Realização: Seplag-MT e Sebrae-MT
Inscrição: acesse aqui

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Projeto Condutores do Amanhã encerra 1ª edição com premiação e plano de expansão para mais escolas estaduais

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) encerrou, nesta sexta-feira (7.11), a primeira edição do projeto piloto “Condutores do Amanhã” com uma cerimônia de premiação e assinatura de protocolo de intenções para expansão do programa para mais escolas da rede estadual. O evento, realizado no auditório da Seduc, em Cuiabá, marcou o fim de um ciclo iniciado em julho e que envolveu 700 estudantes de 12 escolas localizadas ao longo da BR-163.

Durante o encerramento, alunos e professores foram reconhecidos pelo desempenho nas atividades educativas e nas ações de conscientização no trânsito. A aluna Dayana Silva Diniz, da Escola Estadual Arnaldo Estevão de Figueiredo, de Jangada, conquistou o primeiro lugar geral e foi premiada com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e uma viagem educacional a Curitiba.

“Foi uma experiência incrível. Aprendemos sobre trânsito dentro e fora da sala de aula. Eu sempre quis tirar a CNH e agora esse sonho se tornou realidade”, celebrou a estudante.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou que o programa vai além da formação técnica e busca desenvolver valores como empatia, paciência e responsabilidade. “O projeto desperta o senso de respeito e cuidado com o próximo. Muito mais do que ensinar regras de trânsito, ele forma cidadãos conscientes. É esse tipo de educação que salva vidas”, afirmou.

Alan Porto anunciou, ainda, que o Condutores do Amanhã será ampliado para mais escolas da rede estadual e poderá chegar também ao Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), fortalecendo a educação para o trânsito desde a base.

“Queremos levar esse projeto para todas as escolas de Mato Grosso. Trabalhar o trânsito é falar de responsabilidade, segurança e vida. O governo é parceiro e vai garantir recursos para a ampliação”, falou o secretário.

O diretor-presidente da Nova Rota do Oeste, Luciano Uchoa, celebrou os resultados alcançados e ressaltou que a educação é o caminho para reduzir acidentes e salvar vidas nas rodovias.

“Estamos muito felizes com o sucesso do projeto. A segurança viária faz parte do nosso DNA e, junto com a Seduc e a ANTT, conseguimos plantar uma semente que vai transformar o comportamento no trânsito. A meta agora é formar multiplicadores desse conhecimento”, disse.

A coordenadora de Fiscalização de Infraestrutura Rodoviária da ANTT, Margareth Gugelmin Okada, também destacou o papel dos jovens na consolidação do programa e defendeu a expansão para toda a rede estadual.

“Os estudantes são os verdadeiros agentes dessa transformação. Levar o projeto a todas as escolas significa investir em um futuro mais seguro e humano no trânsito”, afirmou.

Além das alunas premiadas, as escolas vencedoras, Escola Estadual Arnaldo Estevão de Figueiredo (Jangada), Escola Estadual Nilo Póvoas (Nobres) e Escola Estadual São Vicente de Paula (Sinop), receberam kits de podcast para continuarem desenvolvendo projetos educativos. Professores tutores também foram reconhecidos com viagens educacionais e certificados.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA