Mato Grosso
Escola Estadual Raio de Sol realiza feirinha de ervas medicinais e valoriza saberes populares
Mato Grosso
A Escola Estadual de Educação Especial Raio de Sol, localizada no bairro Grande Terceiro, em Cuiabá, realiza nesta quinta-feira (28.8), a partir das 07h, a sua tradicional feirinha de ervas medicinais. No local, o visitante poderá adquirir desde de mudas prontas para serem plantadas a temperos elaborados.
A horta medicinal da escola existe há mais de uma década e tem como objetivo promover o desenvolvimento e aprendizado crítico e reflexivo dos estudantes, divulgando e integrando os saberes e práticas da cultura popular tradicional presentes na medicina alternativa. Além disso, o projeto busca incentivar a responsabilidade e o compromisso no trabalho em equipe.
Com o cultivo de diversas plantas medicinais como hortelã, guaco, vick, orégano, menta, ora-ora-pro-nobis, tomilho, manjericão e alecrim, a escola promove a inserção de metodologias ativas e a reflexão de que não existe uma forma única de aprender, mas sim um processo contínuo em que todos são ativos.
O projeto conta com a participação de 152 estudantes da educação especial, sendo 124 deles da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A horta da escola faz parte do Projeto Hortas Escolares da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf-MT), que investe R$ 3 milhões em 300 projetos para cada ciclo, com cada escola selecionada recebendo R$ 10 mil para preparo do solo, cultivo e tratos culturais.
Objetivo é fortalecer a educação ambiental, promover o contato dos estudantes com a natureza, valorizar a agricultura familiar e a produção de alimentos orgânicos para consumo escolar e doação.
A coordenadora pedagógica e coordenadora do projeto Horta Medicinal, Valdite Heinzen, reforça que o projeto possibilita o aprendizado prático e interdisciplinar.
“Os estudantes da educação especial têm contato direto com conteúdo de ciências, biologia, meio ambiente e saúde, desenvolvendo habilidades como responsabilidade, cooperação e cuidado com a natureza”, avalia a coordenadora.
Essa prática, de acordo com ela, também valoriza saberes tradicionais, conectando teoria e prática no cotidiano escolar. Já no aspecto social, Valdite destaca que a horta medicinal fortalece os vínculos entre estudantes, professores, famílias e a comunidade local.
“A feirinha de plantas medicinais é também um espaço de convivência, incentivando práticas que impactam positivamente a qualidade de vida”, conclui Valdite Heinzen.
Horta premiada
Em 2023, a Raio de Sol foi finalista do Prêmio Escolas Sustentáveis com o projeto Horta Medicinal na Educação Especial. O prêmio, promovido pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e a Fundação Santillana, busca reconhecer e valorizar escolas comprometidas com a sustentabilidade. O projeto da escola foi selecionado na etapa nacional da categoria Ensino Fundamental, junto com outros 29 projetos de escolas de todas as regiões do país.
Serviço | Feirinha de Ervas Medicinais da EE Raio de Sol
Data: Quinta-feira (28.8), a partir das 07h
Local: Rua Tio Manso, s/n., bairro Grande Terceiro
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Projeto Condutores do Amanhã encerra 1ª edição com premiação e plano de expansão para mais escolas estaduais
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) encerrou, nesta sexta-feira (7.11), a primeira edição do projeto piloto “Condutores do Amanhã” com uma cerimônia de premiação e assinatura de protocolo de intenções para expansão do programa para mais escolas da rede estadual. O evento, realizado no auditório da Seduc, em Cuiabá, marcou o fim de um ciclo iniciado em julho e que envolveu 700 estudantes de 12 escolas localizadas ao longo da BR-163.
Durante o encerramento, alunos e professores foram reconhecidos pelo desempenho nas atividades educativas e nas ações de conscientização no trânsito. A aluna Dayana Silva Diniz, da Escola Estadual Arnaldo Estevão de Figueiredo, de Jangada, conquistou o primeiro lugar geral e foi premiada com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e uma viagem educacional a Curitiba.
“Foi uma experiência incrível. Aprendemos sobre trânsito dentro e fora da sala de aula. Eu sempre quis tirar a CNH e agora esse sonho se tornou realidade”, celebrou a estudante.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou que o programa vai além da formação técnica e busca desenvolver valores como empatia, paciência e responsabilidade. “O projeto desperta o senso de respeito e cuidado com o próximo. Muito mais do que ensinar regras de trânsito, ele forma cidadãos conscientes. É esse tipo de educação que salva vidas”, afirmou.
Alan Porto anunciou, ainda, que o Condutores do Amanhã será ampliado para mais escolas da rede estadual e poderá chegar também ao Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), fortalecendo a educação para o trânsito desde a base.
“Queremos levar esse projeto para todas as escolas de Mato Grosso. Trabalhar o trânsito é falar de responsabilidade, segurança e vida. O governo é parceiro e vai garantir recursos para a ampliação”, falou o secretário.
O diretor-presidente da Nova Rota do Oeste, Luciano Uchoa, celebrou os resultados alcançados e ressaltou que a educação é o caminho para reduzir acidentes e salvar vidas nas rodovias.
“Estamos muito felizes com o sucesso do projeto. A segurança viária faz parte do nosso DNA e, junto com a Seduc e a ANTT, conseguimos plantar uma semente que vai transformar o comportamento no trânsito. A meta agora é formar multiplicadores desse conhecimento”, disse.
A coordenadora de Fiscalização de Infraestrutura Rodoviária da ANTT, Margareth Gugelmin Okada, também destacou o papel dos jovens na consolidação do programa e defendeu a expansão para toda a rede estadual.
“Os estudantes são os verdadeiros agentes dessa transformação. Levar o projeto a todas as escolas significa investir em um futuro mais seguro e humano no trânsito”, afirmou.
Além das alunas premiadas, as escolas vencedoras, Escola Estadual Arnaldo Estevão de Figueiredo (Jangada), Escola Estadual Nilo Póvoas (Nobres) e Escola Estadual São Vicente de Paula (Sinop), receberam kits de podcast para continuarem desenvolvendo projetos educativos. Professores tutores também foram reconhecidos com viagens educacionais e certificados.
Fonte: Governo MT – MT
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