Mato Grosso
Bombeiros localizam corpos de pescadores que se afogaram em lago de represa
Mato Grosso
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) localizou, na manhã deste sábado (27.9), os corpos de dois pescadores que se afogaram após o naufrágio de uma embarcação no lago do Rio Jauru, represa de uma usina hidrelétrica, no distrito de Lucialva, em Jauru (a 405 km de Cuiabá).
As buscas pelas vítimas tiveram início nesta sexta-feira (26.9), quando a equipe da 8ª Companhia Independente Bombeiro Militar (8ª CIBM) foi acionada, por volta das 5h40, por um policial militar do município de Jauru, que comunicou o desaparecimento de quatro pescadores no lago, por volta da meia-noite de quinta-feira (25.9).
Inicialmente, havia seis pessoas na embarcação. Duas conseguiram escapar da água, enquanto quatro permaneceram desaparecidas.
Antes do início das buscas, os bombeiros foram informados de que uma das vítimas havia sido encontrada por populares às margens do rio. A equipe de mergulho, com o suporte de um sonar, que é um equipamento que emite ondas sonoras para auxiliar na localização subaquática, localizou a embarcação a aproximadamente 15 metros de profundidade e uma vítima nas proximidades.
Na manhã deste sábado, os mergulhadores prosseguiram com as buscas e conseguiram localizar os corpos das outras duas vítimas. Um corpo veio à tona, enquanto o outro foi encontrado com o auxílio do sonar.
Os corpos foram retirados da água e repassados à Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) para identificação e procedimentos necessários.
O Corpo de Bombeiros orienta a população sobre a importância do uso de equipamentos de segurança durante a navegação, especialmente coletes salva-vidas, a fim de evitar acidentes.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Projeto Condutores do Amanhã encerra 1ª edição com premiação e plano de expansão para mais escolas estaduais
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) encerrou, nesta sexta-feira (7.11), a primeira edição do projeto piloto “Condutores do Amanhã” com uma cerimônia de premiação e assinatura de protocolo de intenções para expansão do programa para mais escolas da rede estadual. O evento, realizado no auditório da Seduc, em Cuiabá, marcou o fim de um ciclo iniciado em julho e que envolveu 700 estudantes de 12 escolas localizadas ao longo da BR-163.
Durante o encerramento, alunos e professores foram reconhecidos pelo desempenho nas atividades educativas e nas ações de conscientização no trânsito. A aluna Dayana Silva Diniz, da Escola Estadual Arnaldo Estevão de Figueiredo, de Jangada, conquistou o primeiro lugar geral e foi premiada com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e uma viagem educacional a Curitiba.
“Foi uma experiência incrível. Aprendemos sobre trânsito dentro e fora da sala de aula. Eu sempre quis tirar a CNH e agora esse sonho se tornou realidade”, celebrou a estudante.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou que o programa vai além da formação técnica e busca desenvolver valores como empatia, paciência e responsabilidade. “O projeto desperta o senso de respeito e cuidado com o próximo. Muito mais do que ensinar regras de trânsito, ele forma cidadãos conscientes. É esse tipo de educação que salva vidas”, afirmou.
Alan Porto anunciou, ainda, que o Condutores do Amanhã será ampliado para mais escolas da rede estadual e poderá chegar também ao Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), fortalecendo a educação para o trânsito desde a base.
“Queremos levar esse projeto para todas as escolas de Mato Grosso. Trabalhar o trânsito é falar de responsabilidade, segurança e vida. O governo é parceiro e vai garantir recursos para a ampliação”, falou o secretário.
O diretor-presidente da Nova Rota do Oeste, Luciano Uchoa, celebrou os resultados alcançados e ressaltou que a educação é o caminho para reduzir acidentes e salvar vidas nas rodovias.
“Estamos muito felizes com o sucesso do projeto. A segurança viária faz parte do nosso DNA e, junto com a Seduc e a ANTT, conseguimos plantar uma semente que vai transformar o comportamento no trânsito. A meta agora é formar multiplicadores desse conhecimento”, disse.
A coordenadora de Fiscalização de Infraestrutura Rodoviária da ANTT, Margareth Gugelmin Okada, também destacou o papel dos jovens na consolidação do programa e defendeu a expansão para toda a rede estadual.
“Os estudantes são os verdadeiros agentes dessa transformação. Levar o projeto a todas as escolas significa investir em um futuro mais seguro e humano no trânsito”, afirmou.
Além das alunas premiadas, as escolas vencedoras, Escola Estadual Arnaldo Estevão de Figueiredo (Jangada), Escola Estadual Nilo Póvoas (Nobres) e Escola Estadual São Vicente de Paula (Sinop), receberam kits de podcast para continuarem desenvolvendo projetos educativos. Professores tutores também foram reconhecidos com viagens educacionais e certificados.
Fonte: Governo MT – MT
-
Opinião6 dias atrásHipertensão 2025: o que realmente muda no seu dia a dia
-
Opinião3 dias atrásPODER LEGIFERANTE
-
Polícia Federal3 dias atrásPF, BNDES e Interpol discutem ampliação de cooperação em crimes financeiros e tecnologia
-
Política5 dias atrásMutirão Fiscal oferece descontos de até 95% para regularização de débitos em Cuiabá
-
Política4 dias atrásAssembleia inicia discussão da Lei Orçamentária 2026 em audiência da CCJR
-
Opinião6 dias atrásDois anticorpos monoclonais anti-amiloide redefinem tratamento do Alzheimer
-
Política3 dias atrásBotelho propõe política de prevenção ao câncer de próstata em MT
-
Política3 dias atrásProjeto Raízes que Libertam incentiva doação de livros na Assembleia Legislativa

