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Alunos apontam avanços após aulas do projeto Muxirum Digital

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Alunos do projeto Muxirum Digital MT, que oferta letramento digital a idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social, já percebem suas vidas sendo transformadas pelos conhecimentos adquiridos, principalmente no uso de smartphones. A capacitação é feita pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação em Cuiabá, Santo Antônio de Leverger e Chapada dos Guimarães.

Enedina Lima da Silva, de 65 anos, moradora do bairro Jardim Florianópolis, em Cuiabá, é uma das participantes do projeto que é realizado de forma piloto há cerca de dois meses. Para ela, as atividades trouxeram autonomia e vontade para aprender mais.

“Eu já aprendi muita coisa. Cheguei aqui sem saber mexer muito e hoje com a apostila, que é muito boa, e com a ajuda dos professores, eu descobri um monte de coisa que nem sabia que existia, como contato de emergência, segurança em duas etapas e vários outros”, conta a idosa.

Ainda segundo Enedina, os aplicativos eram o maior motivo pelo qual resolveu se inscrever no curso. Agora, depois das aulas, comemora ter adquirido a habilidade de compreender as funções das plataformas.

“Eu não sabia mexer em nada, era uma dificuldade para baixar. Agora eu sei chamar carro pelo aplicativo, uma coisa que nunca imaginava e hoje eu posso dizer que eu sei. É bom demais aprender”, completa ela.

Outra integrante da turma, Aparecida de Lima de Oliveira, de 68 anos, moradora da zona rural, não perde um dia de aula. E para ela vale a pena o esforço.

“Eu já aprendi tanta coisa. Tinha a sensação que eu estava desatualizada do mundo, não sabia usar direito e aqui aprendi a baixar aplicativo, e coisas utilitárias. Eu tenho um carrinho e queria muito aprender a usar aplicativo de localização, um dia na aula eu aprendi e agora sei mexer, ainda erro um pouco, mas lembro da aula e dou meu jeito. Está sendo muito bom o curso, foi uma benção”, compartilha Aparecida.

Parceiro do Muxirum Digital MT, o presidente do bairro Jardim Florianópolis, Rodrigo França, comemora os resultados do projeto. “Ver acontecendo é muito satisfatório, perceber que os idosos estão aprendendo de verdade, ver eles dedicados, não faltando às aulas é muito gratificante. A gente faz as parcerias pensando na melhoria da comunidade e é sempre muito bom quando o resultado acontece”, afirma ele.

Formadas por busca ativa, atualmente há seis turmas de ensino em plena realização das atividades, sendo eles nas cidades de Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Santo Antônio do Leverger. Ainda há previsão de que uma nova turma seja aberta em Cuiabá, na região da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Determinação e coragem para aprender

No bairro CPA III, também em Cuiabá, os aplicativos também são as principais curiosidades dos participantes. As aulas tiveram início há pouco tempo, mas de forma geral a turma relata que tem muita dificuldade de completar o cadastro ou até mesmo autenticar a identificação dos aplicativos baixados no celular.

Com uma maioria significativa de mulheres inscritas, o Muxirum Digital também vem representando uma forma de autoafirmação para senhoras que se dedicam ao lar ou outras funções, mas resolveram reservar um tempo para se dedicar a si.

Presente desde a primeira aula, Leda Maria de Siqueira, de 64 anos, enxergou no projeto uma maneira de provar que têm total capacidade de aprender algo novo.

“Eu quis fazer esse curso porque eu fico com vergonha de não saber usar o celular. Eu tenho um neto autista e ele sabe usar tudo e eu quero aprender para me conectar com ele também. Estou aqui também porque para mim é muito importante provar que consigo aprender e usar esses celulares mais modernos”, afirma Leda Maria de Siqueira.

Outra aluna da turma, Vera Pacheco, de 70 anos, conta que tinha medo de utilizar um smartphone e por isso passou anos sem fazer uso de um que tinha em casa. No entanto, quando resolveu manuseá-lo encontrou a barreira da falta de conhecimento sobre a tecnologia.

“Eu usava daqueles bem antigos, meu filho insistiu e comprei um desses novos, mas um dia passei por um constrangimento por não saber usar e nunca mais quis mexer. Eu tenho medo de fazer coisa errada. Mas a gente tem que aprender “, ressalta Vera.

A cerca de 70 km de distância, em Chapada dos Guimarães, o mesmo sentimento une as idosas. Jucelina Dias, de 57 anos, também revela certa insegurança e não ter conhecimento sobre o uso dos smartphones.

“Eu moro em um lugar precário, tenho que saber utilizar internet e saber usar esses aplicativos de segurança. Eu até sei de algumas coisas, mas sempre aparece algo novo e para acompanhar tem que saber mais que o básico”, diz a aluna da turma do Distrito de Água Fria.

Acompanhando todas as turmas e as histórias dos participantes, a coordenadora do projeto Dannyele Zamar ressalta que relatos como esses impulsionam o trabalho de todas as pessoas envolvidas na equipe. “Começamos com a missão de transformar vidas. O secretário Allan Kardec aprovou este projeto e nos deu a oportunidade de transmitir conhecimento para uma população que quer e precisa aprender e esse é o maior incentivo que podemos ter”, enfatiza a coordenadora.

O Muxirum Digital é realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), com investimento de R$ 390 mil reais da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) e está em fase piloto. O projeto é quase homônimo do Projeto Mais MT Muxirum + Alfabetização, comandado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Nos três municípios onde ocorrem as formações, são oferecidas aulas semanais e acompanhamento contínuo dos participantes. Além disso, todos receberam uniformes e apostilas de forma gratuita assim que realizaram a inscrição. Essa primeira fase deve se estender até dezembro.

Fonte: Governo MT – MT

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Projeto Condutores do Amanhã encerra 1ª edição com premiação e plano de expansão para mais escolas estaduais

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A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) encerrou, nesta sexta-feira (7.11), a primeira edição do projeto piloto “Condutores do Amanhã” com uma cerimônia de premiação e assinatura de protocolo de intenções para expansão do programa para mais escolas da rede estadual. O evento, realizado no auditório da Seduc, em Cuiabá, marcou o fim de um ciclo iniciado em julho e que envolveu 700 estudantes de 12 escolas localizadas ao longo da BR-163.

Durante o encerramento, alunos e professores foram reconhecidos pelo desempenho nas atividades educativas e nas ações de conscientização no trânsito. A aluna Dayana Silva Diniz, da Escola Estadual Arnaldo Estevão de Figueiredo, de Jangada, conquistou o primeiro lugar geral e foi premiada com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e uma viagem educacional a Curitiba.

“Foi uma experiência incrível. Aprendemos sobre trânsito dentro e fora da sala de aula. Eu sempre quis tirar a CNH e agora esse sonho se tornou realidade”, celebrou a estudante.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou que o programa vai além da formação técnica e busca desenvolver valores como empatia, paciência e responsabilidade. “O projeto desperta o senso de respeito e cuidado com o próximo. Muito mais do que ensinar regras de trânsito, ele forma cidadãos conscientes. É esse tipo de educação que salva vidas”, afirmou.

Alan Porto anunciou, ainda, que o Condutores do Amanhã será ampliado para mais escolas da rede estadual e poderá chegar também ao Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), fortalecendo a educação para o trânsito desde a base.

“Queremos levar esse projeto para todas as escolas de Mato Grosso. Trabalhar o trânsito é falar de responsabilidade, segurança e vida. O governo é parceiro e vai garantir recursos para a ampliação”, falou o secretário.

O diretor-presidente da Nova Rota do Oeste, Luciano Uchoa, celebrou os resultados alcançados e ressaltou que a educação é o caminho para reduzir acidentes e salvar vidas nas rodovias.

“Estamos muito felizes com o sucesso do projeto. A segurança viária faz parte do nosso DNA e, junto com a Seduc e a ANTT, conseguimos plantar uma semente que vai transformar o comportamento no trânsito. A meta agora é formar multiplicadores desse conhecimento”, disse.

A coordenadora de Fiscalização de Infraestrutura Rodoviária da ANTT, Margareth Gugelmin Okada, também destacou o papel dos jovens na consolidação do programa e defendeu a expansão para toda a rede estadual.

“Os estudantes são os verdadeiros agentes dessa transformação. Levar o projeto a todas as escolas significa investir em um futuro mais seguro e humano no trânsito”, afirmou.

Além das alunas premiadas, as escolas vencedoras, Escola Estadual Arnaldo Estevão de Figueiredo (Jangada), Escola Estadual Nilo Póvoas (Nobres) e Escola Estadual São Vicente de Paula (Sinop), receberam kits de podcast para continuarem desenvolvendo projetos educativos. Professores tutores também foram reconhecidos com viagens educacionais e certificados.

Fonte: Governo MT – MT

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