Cultura

Iphan lança “Bem Brasileiro”, plataforma que reúne acervo patrimonial

Publicado em

Cultura

O Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, vai lançar nesta quarta-feira (8) a plataforma Bem Brasileiro, que reúne em um único ambiente digital todo acervo de itens imateriais registrados como Patrimônio Cultural do Brasil.

O site Bem Brasileiro vai incluir a coleção de mais de dois mil itens, separados entre fotos, vídeos, documentos e publicações. A plataforma foi desenvolvida pelo Iphan em conjunto com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e o Laboratório de Inteligência de Redes da Faculdade de Ciências da Informação da Universidade de Brasília.

Segundo o presidente do Iphan, Leandro Grass, a proposta é aumentar a visibilidade dos bens imateriais reconhecidos como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan há 25 anos.

“Essa plataforma lançada agora vai facilitar o acesso das pessoas para entenderem o que são esses bens e, principalmente, para que possam se engajar na salvaguarda e na preservação dessas comunidades. Também possibilita o acesso ao território onde elas se encontram, o que pode dinamizar todo o processo de promoção do nosso patrimônio imaterial brasileiro, uma grande riqueza representada pelas pessoas.”

O site vai incluir ainda os pedidos de registros para o reconhecimento de um bem cultural, as ações de monitoramento e os projetos que o Iphan desenvolve após o reconhecimento ser feito.

Também será possível fazer buscas por diversos temas, sendo facilitado o cruzamento de pesquisas sobre temas comuns por meio de várias opções de filtros.

*Com supervisão de Roberta Lopes


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Governo lança capacitação para mobilizar CEUs da Cultura

Publicados

em

O Ministério da Cultura lançou nesta quarta-feira (5) o curso Mobiliza CEUs da Cultura, durante o 1º Encontro Nacional de Gestores da Rede Territórios da Cultura.

A formação é uma parceria entre a pasta e o Instituto Federal de Goiás (IFG). A carga horária é de 30 horas e a capacitação abrange profissionais dos campos de cultura, educação, geografia, arquitetura e urbanismo, psicologia, ciências sociais aplicadas, comunicação e serviço social.

O curso é gratuito e online, com a exigência de ensino médio completo.

Os CEUs da Cultura são equipamentos públicos financiados pelo novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para uso cultural e de caráter comunitário, compostos por espaços voltados à expressão corporal, arte, educação, trabalho e renda, meio ambiente, entre outras atividades.

Esses centros representam pontos de encontro e valorização da diversidade cultural, incentivando o convívio, a aprendizagem e a produção cultural em territórios em situação de vulnerabilidade social.

As inscrições para o curso Mobiliza CEUs da Cultura vão até 5 de fevereiro do ano que vem.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA