Várzea Grande
Várzea Grande realiza nova coleta para confirmar ou descartar caso suspeito de sarampo
Várzea Grande
Primeiro exame de sorologia confirma que houve exposição recente do paciente ao vírus, mas não confirma de fato a doença, ou seja, o diagnóstico. Para isso, é necessário um novo exame para se descartar a possibilidade de um resultado ‘falso-positivo’. Caso sob investigação segue sendo tratado como suspeito
A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande segue investigando um caso suspeito que apresentou resultado IgM positivo para o sarampo, exame de sorologia que indica exposição recente ao vírus. Conforme protocolo do Ministério da Saúde, é necessária ainda uma segunda coleta de exame sorológico entre 15 e 25 dias após a primeira amostra, para confirmar ou descartar o diagnóstico, que pode ser um ‘falso-positivo’. Em razão disso, por enquanto, trata-se de um caso suspeito da doença.
O caso em questão é de uma criança de nove anos, que já recebeu alta médica, encontra-se sem sintomas e sem exantemas (as manchas características na pele) e segue sua rotina normalmente.
No último sábado (4), duas novas crianças, uma de 1 ano e outra de 5 anos, deram entrada no Pronto-Socorro Municipal com sintomas semelhantes, como febre e exantema. Ambas permanecem em isolamento domiciliar, sendo acompanhados pela equipe de Vigilância Epidemiológica.
A Secretaria também registrou mais dois casos suspeitos com dois irmãos, que passaram por coleta de exames laboratoriais.
TRATAMENTO – Quanto ao tratamento não se tem um protocolo específico, mas, segundo o que preconiza o Ministério da Saúde, o tratamento que se faz é somente contra sintomas da febre e do mal-estar. A superintendente de Vigilância Epidemiológica, Alessandra Carreira, reforça, que nesses casos é muito importante a ingestão de líquidos, ter uma boa alimentação e realizar o controle da febre.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da vacinação contra o sarampo, disponível em todas as unidades básicas de saúde do Município. A imunização é a principal forma de prevenção contra o vírus, que é altamente contagioso e pode causar complicações graves, especialmente em crianças.
“É fundamental que as famílias atualizem o cartão de vacinas, tanto de adultos quanto de crianças. A vacinação é a forma mais eficaz de evitar a disseminação do sarampo em Várzea Grande”, reforçou Alessandra Carreira.
A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que o Município tem intensificado as campanhas de imunização justamente para evitar o retorno de doenças já erradicadas.
“A vacinação é uma das maiores conquistas da saúde pública. É por meio dela que conseguimos impedir que doenças antigas, como o sarampo, voltem a circular e comprometam a saúde da população. Por isso, nossas equipes seguem mobilizadas, levando informação e vacina até as comunidades”, afirmou Deisi Bocalon.
POSTO NO AEROPORTO – Até amanhã, dia 10, estará em funcionamento o posto de vacinação dentro do Aeroporto Internacional Marechal Rondon. A ação está sendo realizada das 8h às 16h, no saguão principal, ao lado do último balcão de check-in, e faz parte das estratégias de imunização que o município vem desenvolvendo em locais de grande circulação de pessoas.
“Com a previsão de aumento da movimentação no aeroporto e grandes eventos previstos na região, como o show internacional do Guns N’ Roses, é essencial reforçar as barreiras de proteção e garantir que o vírus do Sarampo como outros, não volte a circular em Várzea Grande”, destacou Alessandra.
Estão sendo disponibilizadas as vacinas do calendário vacinal como: Hepatite B, Pentavalente, VIP, Pneumocócica 10, Rotavírus, Meningo C, Febre Amarela, Dupla Viral, Tríplice viral, Tetraviral, Varicela, Meningo, ACWY, Hepatite A, DTP, DT, HPV.
Galeria de Fotos (2 fotos)
Várzea Grande
Prefeitura realiza recuperação de travessia na Rua Cel. Manoel Gomes, no bairro da Manga
-
Opinião6 dias atrásHipertensão 2025: o que realmente muda no seu dia a dia
-
Opinião3 dias atrásPODER LEGIFERANTE
-
Polícia Federal3 dias atrásPF, BNDES e Interpol discutem ampliação de cooperação em crimes financeiros e tecnologia
-
Política5 dias atrásMutirão Fiscal oferece descontos de até 95% para regularização de débitos em Cuiabá
-
Política4 dias atrásAssembleia inicia discussão da Lei Orçamentária 2026 em audiência da CCJR
-
Opinião6 dias atrásDois anticorpos monoclonais anti-amiloide redefinem tratamento do Alzheimer
-
Política3 dias atrásBotelho propõe política de prevenção ao câncer de próstata em MT
-
Política3 dias atrásProjeto Raízes que Libertam incentiva doação de livros na Assembleia Legislativa

