Sorriso

Fórum em Sorriso discutiu estratégias para transformar o agro em destino turístico

Publicado em

Sorriso

Nos dias 26 e 27 de setembro, o 1º Fórum Regional do Turismo Agro Sustentável reuniu mais de 250 participantes no Centro de Eventos Sicredi, em Sorriso, marcando um novo capítulo para o turismo do agro, no coração do Mato Grosso. O evento, organizado pela Prefeitura de Sorriso em parceria com o Sebrae, teve como objetivo fomentar a integração entre produção agrícola e turismo, e mostrar como o agro pode agregar valor e gerar oportunidades, renda e visibilidade para a região.

A abertura oficial ocorreu na manhã de sexta-feira (26), com a presença de autoridades locais, entre elas o prefeito Alei Fernandes, o vice-prefeito Acácio Ambrosini, representantes do Legislativo municipal, do CAT (Clube Amigos da Terra) e lideranças de entidades como ACES (Associação Comercial e Empresarial) e CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas).

Em sua fala, o prefeito Alei Fernandes destacou sua convicção no potencial turístico de Sorriso. “Desde o início da gestão, acredito que o turismo é um dos principais caminhos para movimentar a economia de Sorriso, diversificar oportunidades e mostrar ao Brasil o que temos de melhor no nosso campo”, disse.

O momento de abertura também foi marcado pela entrega dos certificados para as Empresas Amigas do Turismo e dos certificados do Programa Sorriso para Turistar, além da apresentação oficial do novo site do Turismo de Sorriso, que será uma vitrine digital para promover os atrativos locais.

O secretário adjunto de Turismo, Nelson Eduardo Pereira da Costa, avaliou o evento com entusiasmo, “estamos muito satisfeitos com essa mobilização. O Fórum foi um sucesso de público e de palestras. É gratificante ver tanta gente interessada em transformar Sorriso e sua região em referência no turismo agro sustentável.”

Representando o Estado, Gláucia Regina da Silva, Coordenadora de Pesquisa e Planejamento da Secretaria Adjunta de Turismo de Mato Grosso, falou sobre o caráter transformador da iniciativa. “Vejo este evento como um divisor de águas para Mato Grosso. É possível agregar valor ao agro por meio do turismo, gerar renda, empregos e fortalecer a identidade de nossos municípios no cenário nacional”, comemorou.

Entre os participantes do setor privado, Walquíria Baú, proprietária de uma agência de viagens local, parabenizou o município pela iniciativa e reforçou a importância da ação. “A Prefeitura está de parabéns pela ousadia. O turismo agro sustentável vai colocar Sorriso no mapa dos destinos rurais, atraindo turistas que querem conhecer nossa produção, cultura e potencial.”

O fórum trouxe palestras com nomes de peso no tema:

  • Tatiana Fernandez, consultora especializada em turismo, apresentou estudo de caso de Rio Verde (GO) – cidade que desenvolveu estratégias viáveis de turismo de negócios e integração rural, demonstrando como municípios agrícolas podem se estruturar para receber visitantes de forma profissionalizada.
  • Karina Turatti, presidente da Instância de Governança Regional (IGR) do Portal do Agronegócio, articulou a importância da governança regional no fortalecimento do turismo.
  • Thais Medina, especialista em Marketing Digital e CEO da agência Business Factory, além de professora de pós-graduação na FGV, falou sobre o poder do marketing aplicado ao turismo agro sustentável, mostrando caminhos para promoção dos destinos rurais.
  • Xico Graziano, engenheiro agrônomo, professor da FGV e embaixador do CAT (Clube Amigos da Terra) de Sorriso, trouxe uma leitura histórica e conceitual do agro no Mato Grosso, enfatizando a responsabilidade socioambiental e a necessidade de informação qualificada para reverter narrativas equivocadas.

No sábado (27) pela manhã, ocorreu uma reunião estratégica com o trade turístico local para definir diretrizes para a formatação do turismo agro sustentável. Durante esse momento, Tatiana Fernandez conduziu o debate e auxiliou os representantes a esboçarem caminhos concretos para planejamento e ação integrada de implantação da modalidade.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sorriso

Formação atualiza cobertura e agendamento de exames via SISREG

Publicados

em

Visando reforçar a integração entre setores para aprimorar o acesso aos serviços especializados

Com foco no aperfeiçoamento contínuo das equipes e na busca pela excelência na gestão pública, os servidores que atuam diretamente com o Sistema de Agendamento (SISREG) participaram, nos dias 03 e 07 de novembro, de uma capacitação voltada ao uso da plataforma tecnológica que garante mais transparência, agilidade e eficiência na regulação e no controle das consultas e exames especializados do município.

O treinamento contou com a participação de representantes de diversos segmentos que compõem o sistema municipal de regulação, entre eles: setor de Regulação, responsável pela organização das agendas e fluxos de atendimento; Controle e Avaliação, que monitora o desempenho e a aplicação dos protocolos; e profissionais administrativos (ADMs) das unidades de saúde, que atuam diretamente no atendimento à população e inserção de dados no sistema.

Outro destaque foi a participação das psicólogas Elen Cristina Bonete e Fernanda Muinaski Ferraz, que contribuíram com reflexões e dinâmicas voltadas ao fortalecimento das relações interpessoais e ao cuidado emocional no ambiente de trabalho.

A coordenadora do setor de Controle, Avaliação e Processamento de Dados, ministrado pela Josiane Leão, apresentou o passo a passo das etapas que envolvem a solicitação, análise e priorização dos atendimentos, o fluxo de agendamento e o processamento de dados do SISREG. Ela enfatizou a importância da integração entre os setores e da padronização dos procedimentos no sistema. “Ao capacitar os profissionais sobre o uso correto desta ferramenta, a instituição busca elevar a qualidade do serviço prestado e garantir um acesso mais justo aos cidadãos”, destacou.

Jéssica Toniazzo, coordenadora da Central de Regulação, pontuou a importância de alinhar práticas, reduzir inconsistências no preenchimento das solicitações e fortalecer a equidade no acesso aos serviços de média e alta complexidade.

“É uma formação que vem somar com o nosso trabalho, que prioriza a transparência e a qualidade da gestão pública em saúde, garantindo que todos os envolvidos compreendam a importância de cada etapa do processo. Quando o sistema é alimentado de forma correta e com responsabilidade, conseguimos oferecer um atendimento mais rápido, justo e humanizado à população”.

A atividade integra as ações da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolvidas via CIES – Comissão de Integração Ensino e Serviço. “A melhoria contínua dos serviços e a valorização das equipes que atuam na ponta, fortalece o trabalho em rede e consolida o Sistema Único de Saúde (SUS) como um modelo de gestão pública eficiente e transparente”, finaliza, Josiane Leão.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA