LUCAS DO RIO VERDE
Audiência da 2ª Consulta Pública do PPA reforça participação popular no planejamento de Lucas do Rio Verde
LUCAS DO RIO VERDE
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde realizou, na última sexta-feira (5), a audiência pública da 2ª Consulta do Plano Plurianual (PPA) 2026–2029, além da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026. O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores, em formato presencial e on-line, e teve como objetivo ouvir as demandas da população para a construção do planejamento municipal dos próximos quatro anos.
Durante a audiência, foram apresentados os resultados da 1ª Consulta Pública, realizada de forma on-line entre junho e julho deste ano. Em seguida, moradores, lideranças comunitárias e representantes de diversos setores puderam contribuir com sugestões e prioridades para áreas como saúde, educação, infraestrutura, desenvolvimento econômico e demais serviços públicos.
O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Danilo Messias, destacou a importância do momento para o futuro do município.
“Essa audiência do PPA acontece a cada quatro anos, sempre com o objetivo de planejar as próximas ações de acordo com as demandas da população. A cidade tem crescido muito, com grande expansão populacional e econômica, o que reforça a necessidade de melhorar continuamente os serviços públicos”, ressaltou.
A 2ª Consulta Pública – PPA 2026/2029 estará disponível para respostas da população até o dia 10 de setembro. Acesse aqui o questionário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSenD_UdQnukwnnUaWv2JxwTVqesNz3Pk42ejNLzCNOShvoDNg/viewform?usp=dialog.
Estiveram presentes na audiência secretários, técnicos municipais, servidores, vereadores, presidentes de bairro e a comunidade em geral, que tiveram a oportunidade de apresentar reivindicações e colaborar com o desenvolvimento do município.
Veja aqui como foi a audiência: https://www.youtube.com/watch?v=MWrz5goyZgQ .
(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)
LUCAS DO RIO VERDE
5ª Olimpíada de Matemática da Unemat celebra talentos de estudantes de Lucas do Rio Verde
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) – campus de Sinop, realizou nesta sexta-feira (07) a cerimônia de encerramento e premiação da 5ª Olimpíada de Matemática da Unemat. O evento marcou o encerramento de uma jornada de aprendizado, desafios e conquistas que envolveu milhares de estudantes da rede municipal.
Nesta edição, participaram 13 escolas, com a expressiva adesão de quase 4 mil alunos e mais de 120 professores. Após três fases desafiadoras, 168 estudantes chegaram à etapa final, demonstrando empenho e dedicação por meio da Matemática.
A secretária de Educação, Elaine Benetti Lovatel destacou a importância da olimpíada como instrumento de incentivo ao estudo e de melhoria nos resultados pedagógicos.
“É uma noite importante para esses alunos que participaram da 5ª Olimpíada de Matemática com essa coroação, a entrega dos certificados. É mais uma etapa vencida, realizada em parceria com a Unemat, campus de Sinop, que tem esse olhar junto com a Secretaria de incentivar o estudo da matemática. Esses estudantes passaram por várias etapas até chegar aqui, e nós vemos isso com excelentes olhos porque é uma forma de incentivar e, ao mesmo tempo, alavancar os resultados pedagógicos dos nossos estudantes do primeiro ao nono ano”, ressaltou.
O coordenador do projeto Olimpíada de Matemática da Unemat em Lucas do Rio Verde, professor Me. Cristiano Campos de Miranda, celebrou o sucesso do evento e o desempenho dos alunos luverdenses, que conquistaram destaque também na etapa regional.
“Para nós é um momento de muita alegria e satisfação, porque tivemos a contribuição de muitos professores para que tudo isso acontecesse, com o apoio fundamental da Secretaria de Educação e da Prefeitura. E temos uma notícia muito especial: no nível 1, que corresponde ao 5º ano, os três melhores alunos da Olimpíada foram de Lucas do Rio Verde, o que demonstra a força e o talento dos nossos estudantes”, destacou o coordenador.
Entre os destaques da 5ª edição, a aluna Flávia, do nível 2, obteve nota máxima (gabaritou a prova), conquistando reconhecimento tanto em Lucas do Rio Verde quanto na etapa regional da Olimpíada — um feito que reforça a qualidade do ensino de Matemática na rede municipal.
A cerimônia também reconheceu o trabalho de professores e escolas destaque, que contribuíram significativamente para o desempenho dos alunos:
Escolas Destaques:
Nível 1: Escola Municipal Prof.ª Joice Martinelli Munhak
Nível 2: Escola Municipal Menino Deus
Nível 3: Escola Municipal Eça de Queirós
Professores Destaques:
Nível 1: Angélica de Oliveira Quirino
Nível 2: Katiuscia do Nascimento Rego Almeida
Nível 3: Dionísio Cassenote
O estudante José Luiz Carvalho Rodríguez Neri Neto, de 11 anos, da Escola Municipal Professor Marcelino Espíndola Dutra, contou como foi participar da olimpíada.
“Eu gosto de matemática e achei algumas questões até fáceis. Às vezes dá um pouco de tensão, mas meu pai, minha mãe e meu irmão sempre me incentivam a estudar”, relatou.
Já o aluno Miguel Bauer, de 12 anos, da Escola Municipal Eça de Queirós, destacou seu empenho na disciplina.
“Fiquei ansioso para participar e tentar ganhar uma premiação. E estou me esforçando mais na matemática”, contou.
Durante a cerimônia, todos os alunos presentes receberam camisetas personalizadas da 5ª Olimpíada e medalhas de participação, simbolizando o reconhecimento pelo esforço e pela trajetória até a etapa final. Também foram entregues premiações especiais aos medalhistas, professores e escolas destaque, celebrando o compromisso coletivo com a excelência no ensino.
A 5ª Olimpíada de Matemática da Unemat reafirmou o compromisso de Lucas do Rio Verde com a valorização dos talentos estudantis, fortalecendo o ensino da Matemática e promovendo o entusiasmo pelo conhecimento em toda a rede municipal.
-
Opinião6 dias atrásHipertensão 2025: o que realmente muda no seu dia a dia
-
Política5 dias atrásMutirão Fiscal oferece descontos de até 95% para regularização de débitos em Cuiabá
-
Opinião3 dias atrásPODER LEGIFERANTE
-
Polícia Federal3 dias atrásPF, BNDES e Interpol discutem ampliação de cooperação em crimes financeiros e tecnologia
-
Política4 dias atrásAssembleia inicia discussão da Lei Orçamentária 2026 em audiência da CCJR
-
Política3 dias atrásBotelho propõe política de prevenção ao câncer de próstata em MT
-
Opinião6 dias atrásDois anticorpos monoclonais anti-amiloide redefinem tratamento do Alzheimer
-
Política3 dias atrásProjeto Raízes que Libertam incentiva doação de livros na Assembleia Legislativa

