Cuiabá
Limpurb atende 70 praças em apenas 10 dias durante operação de manutenção
Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), intensificou as ações de manutenção em áreas públicas e já contabiliza números expressivos. Em apenas dez dias de trabalho, 70 praças de lazer foram atendidas pela operação, que segue em andamento e prevê alcançar 200 espaços até o fim de setembro.
Entre os locais beneficiados estão a Praça do Goiabeiras, Praça do Santa Rosa, Praça do Grande Terceiro, Praça do Planalto, Praça do Ouro Fino, Praça do CPA IV, Praça do Tijucal, Praça São Gonçalo Beira Rio, Praça Rachid Jaudy, Praça do Jardim Independência, Praça do Poção, Praça do Jardim Tropical, Praça Oito de Abril, Praça do Baú, Praça do Novo Milênio, Praça da Igreja Boa Morte, Praça Ribeirão do Ponte, Praça do Santa Helena, Praça Despraiado, Praça do Jardim Kennedy, Praça da Lixeira, Praça do Residencial Buritis, Praça do Pascoal Ramos, Praça do Jardim Fortaleza, Praça do São João Del Rey, Praça do Sávio Brandão, Praça da Chácara dos Pinheiros, além das praças do CPA I, II e III e Praça da Bispo, no bairro Goiabeiras.
Os serviços executados incluem varrição, capinagem, roçagem, pintura de meio-fio, jardinagem, retirada de entulhos e recolhimento de resíduos em pontos de descarte irregular. Para dar mais agilidade às ações, a Limpurb utiliza equipamentos como retroescavadeiras hidráulicas, tratores, caçambas, caminhões bobcat e veículos do programa Cata-treco, destinados à coleta de móveis e eletrodomésticos fora de uso.
Além da limpeza e da manutenção urbanística, a operação também tem caráter preventivo na área da saúde, com a eliminação de materiais que possam acumular água parada e servir de criadouros para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Grandes avenidas de intenso fluxo, como General Valle e General Mello, também entraram no cronograma de serviços.
Somente nos oito primeiros meses deste ano, a Limpurb já realizou centenas de intervenções em diferentes frentes:
– Educação: 56 unidades atendidas, entre CMEIs, EMEBs e CEACs.
– Saúde: 86 manutenções em UBS, CAPS, casas terapêuticas e centros odontológicos; 12 intervenções em UPAs e 15 em CRAs.
– Esporte e lazer: 15 ginásios, 27 mini estádios e 14 campinhos atendidos.
– Praças e centros comunitários: 96 praças e 15 centros comunitários receberam serviços de manutenção.
– Vias urbanas: 45 grandes avenidas, entre elas Miguel Sutil, Fernando Corrêa, Beira Rio, André Maggi, Contorno Leste e Ayrton Senna, contempladas com serviços completos.
– Córregos urbanos: 32 intervenções em parceria com a Defesa Civil.
– Parques municipais: manutenção diária em parques como Tia Nair, da Família, da Mulher, das Águas, da Nascente, Lagoa Encantada, além da Orla do Porto, Aquário Municipal e Palácio Alencastro.
– Área central: 65 colaboradores atuam diariamente na limpeza da região central.
Com essa nova etapa, a Prefeitura de Cuiabá reforça o compromisso de manter a cidade mais limpa, organizada e saudável, ampliando os cuidados com os espaços públicos e garantindo mais qualidade de vida à população.
#PraCegoVer
A imagem mostra colaboradores da Limpurb durante força-tarefa de limpeza.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Prefeitura mantém gratuidade e reforça frota no domingo de provas no Enem
Além do reforço natural dos domingos, por conta da gratuidade, a Prefeitura de Cuiabá fará um redimensionamento da frota de ônibus para atender os participantes da prova do Enem. Agentes de trânsito e transporte da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública (Semob.Segp) estarão posicionados em locais de maior concentração de público, como na Avenida Beira Rio e na região do bairro Despraiado.
Equipes também permanecerão de prontidão, monitorando o fluxo pela central de monitoramento e ajustando a frota sempre que necessário.
Segundo o diretor de trânsito da Semob.Segp, Nicolau Budib, a região com maior geração de fluxo no Enem é a da Unic, na Avenida Beira Rio, atendida pela linha C01, que também chega à UFMT. Para essa área, haverá aumento no número de veículos.
A orientação é para que os participantes do Enem redobrem a atenção ao horário, já que a prova será aplicada conforme o horário de Brasília.
“As frotas terão algumas viagens extras no período que antecede o fechamento dos portões, entre 10h e 11h30”, lembrou o diretor.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Opinião6 dias atrásHipertensão 2025: o que realmente muda no seu dia a dia
-
Opinião3 dias atrásPODER LEGIFERANTE
-
Polícia Federal3 dias atrásPF, BNDES e Interpol discutem ampliação de cooperação em crimes financeiros e tecnologia
-
Política5 dias atrásMutirão Fiscal oferece descontos de até 95% para regularização de débitos em Cuiabá
-
Política4 dias atrásAssembleia inicia discussão da Lei Orçamentária 2026 em audiência da CCJR
-
Opinião6 dias atrásDois anticorpos monoclonais anti-amiloide redefinem tratamento do Alzheimer
-
Política3 dias atrásBotelho propõe política de prevenção ao câncer de próstata em MT
-
Política3 dias atrásProjeto Raízes que Libertam incentiva doação de livros na Assembleia Legislativa

