Cuiabá
Comissão de Cultura reconhece novos patrimônios culturais em Cuiabá
Cuiabá
Vinicius Ferreira | SECOM Câmara Municipal de Cuiabá 
A valorização da cultura cuiabana foi tema central da terceira reunião da Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico (CCPH) da Câmara Municipal de Cuiabá, realizada na manhã desta terça-feira (7). Durante o encontro, os vereadores aprovaram três projetos de lei que reconhecem como patrimônios culturais imateriais importantes expressões gastronômicas e tradições locais.
Entre as proposições aprovadas está o Projeto de Lei nº 27.841/2025, de autoria da vereadora Paula Calil (PL), que declara o “Bolo de Arroz Cuiabano” e seu modo de fazer como patrimônio cultural de natureza imaterial de Cuiabá.
Na mesma linha, também foi aprovado o Projeto de Lei nº 27.833/2025, igualmente apresentado pela mesma parlamentar, que reconhece à tradicional “Farofa de Banana” como patrimônio cultural imaterial do município. 
Outro destaque da pauta foi o Projeto de Lei nº 6.137/2025, de autoria do vereador Sargento Joelson (PSDB), que declara como patrimônio cultural imaterial de Cuiabá o “Tirador de Espinha de Peixe”. 
A aprovação dos projetos reforça o compromisso da CCPH com a valorização das tradições cuiabanas, garantindo o reconhecimento e a identidade cultural da cidade. As matérias seguem agora para apreciação dos parlamentares em plenário. 
Estiveram presentes os vereadores Cezinha Nascimento (União Brasil), presidente Maria Avalone (PSDB), vice-presidente e Eduardo Magalhães (Republicanos), como membro titular.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
Cuiabá
Prefeitura mantém gratuidade e reforça frota no domingo de provas no Enem
Além do reforço natural dos domingos, por conta da gratuidade, a Prefeitura de Cuiabá fará um redimensionamento da frota de ônibus para atender os participantes da prova do Enem. Agentes de trânsito e transporte da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública (Semob.Segp) estarão posicionados em locais de maior concentração de público, como na Avenida Beira Rio e na região do bairro Despraiado.
Equipes também permanecerão de prontidão, monitorando o fluxo pela central de monitoramento e ajustando a frota sempre que necessário.
Segundo o diretor de trânsito da Semob.Segp, Nicolau Budib, a região com maior geração de fluxo no Enem é a da Unic, na Avenida Beira Rio, atendida pela linha C01, que também chega à UFMT. Para essa área, haverá aumento no número de veículos.
A orientação é para que os participantes do Enem redobrem a atenção ao horário, já que a prova será aplicada conforme o horário de Brasília.
“As frotas terão algumas viagens extras no período que antecede o fechamento dos portões, entre 10h e 11h30”, lembrou o diretor.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Opinião6 dias atrásHipertensão 2025: o que realmente muda no seu dia a dia
-
Política5 dias atrásMutirão Fiscal oferece descontos de até 95% para regularização de débitos em Cuiabá
-
Opinião3 dias atrásPODER LEGIFERANTE
-
Polícia Federal3 dias atrásPF, BNDES e Interpol discutem ampliação de cooperação em crimes financeiros e tecnologia
-
Política4 dias atrásAssembleia inicia discussão da Lei Orçamentária 2026 em audiência da CCJR
-
Opinião6 dias atrásDois anticorpos monoclonais anti-amiloide redefinem tratamento do Alzheimer
-
Política3 dias atrásBotelho propõe política de prevenção ao câncer de próstata em MT
-
Política3 dias atrásProjeto Raízes que Libertam incentiva doação de livros na Assembleia Legislativa

