Cuiabá
Alunos de Cuiabá vencem com melhores poesias que abordam trabalho infantil
Cuiabá
A estudante Clara Fernandes de Campos, matriculada no 5º ano A da Escola Maria Dimpina Lobo Duarte, localizada no bairro Chácara dos Pinheiros, em Cuiabá, foi a vencedora de um concurso literário do Ministério Público do Trabalho (MPT), pela melhor escrita de uma poesia sobre o combate ao trabalho infantil.
Também matriculado na Escola Maria Dimpina Lobo Duarte, no 5º ano B, o estudante Nicolas Antônio Moura de Souza conquistou o primeiro lugar em uma avaliação interna dos assessores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação (SME), todos professores de carreira da Prefeitura de Cuiabá, com uma poesia sobre o mesmo tema.
A estudante Clara Campos revelou que participou do concurso após ser incentivada por seus professores. “Gosto muito de ler e escrever. Estou lendo atualmente o livro O Diário de uma garota nada popular. Meus professores gostaram dos meus textos nas avaliações de Língua Portuguesa e me informaram dessa oportunidade. Estou muito feliz pela conquista”.
A mãe da estudante, a professora Meire Santos, elogiou o desempenho da filha. “É uma aluna muito dedicada no que faz. Me traz muito orgulho. Nós a ajudamos a ler, escrever e desenvolver melhor as pesquisas para a elaboração da poesia.”
O pai, o gerente comercial Welton Santos, afirmou que Clara recebe incentivos diários para estudar. “Seja na escola ou na família, sempre conversamos que a leitura e a matemática são fundamentais nesta fase de aprendizagem”.
O estudante Nicolas Antônio Moura de Souza, vencedor da melhor poesia pelos critérios da SME, contou que foi incentivado pela mãe, a professora Meirilene Moura, a desenvolver o texto. “Eu gosto muito de ler crônicas. Levei uma tarde para escrever, com o apoio da minha mãe e da minha prima. Pretendo estudar e ler mais a cada dia”.
A mãe de Nicolas comentou sobre a importância do incentivo. “O sorriso de um filho é o combustível do coração da mãe. É sempre bom abrir os olhos para além do universo infantil. Ter uma criança desenvolvendo uma visão sobre os problemas sociais é uma contribuição para o mundo. Fico realizada com a minha participação”.
Avaliações
O secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, enalteceu a conquista dos estudantes. “É uma honra ver alunos de Cuiabá demonstrando talento por meio da arte. Isso engrandece a educação pública e mostra o comprometimento de professores e pais pelos melhores resultados”, afirmou.
A diretora da Escola Maria Dimpina Lobo Duarte, professora Fernanda Rosa, também exaltou o talento dos jovens estudantes. “Esses estudantes são orgulho da nossa escola. É muito bom ver o talento e a criatividade deles sendo reconhecidos. Parabéns de coração! Eles nos enchem de alegria e mostram que a arte e a poesia têm um poder incrível de transformar e inspirar”, disse.
Entenda
O projeto Ministério Público do Trabalho nas Escolas é resultado de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) da Prefeitura de Cuiabá, que visa incluir temas relativos ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no conteúdo pedagógico das escolas.
A Comissão Julgadora Estadual do Prêmio MPT na Escola 2025 concluiu, em setembro, a avaliação dos trabalhos inscritos na etapa regional do concurso e selecionou as melhores produções artístico-culturais em quatro categorias: Conto, Desenho, Música e Poesia.
Em 2025, o prêmio foi dividido em dois grupos temáticos compostos por estudantes da rede pública do ensino fundamental. O Grupo I reuniu alunos do 4º e 5º anos, que trabalharam o tema Trabalho Infantil, e o Grupo II, formado por estudantes do 6º e 7º anos, abordou o tema Profissionalização do Adolescente/Aprendizagem Profissional.
Nesta edição, a Comissão Julgadora Estadual foi composta pelas servidoras Laís Hoshino Kobayashi e Ingrid Luize Bonadiman Arakaki, além do estudante Vitor Hugo da Silva Polita, campeão da etapa estadual em 2023 na categoria Poesia, que também conquistou o segundo lugar nacional no mesmo ano.
Poema de Clara Fernandes de Campos — Criança e Brincar
Eu vejo o sol pela janela
Criança não foi feita
Pra viver só de dever
Tem direito a brincar
Aprender a crescer.
Não foi feita pra vender balas no sinal
Nem pra carregar sacolas
No calor do sol igual.
Tenho as mãos cheias de calinhos
Carrego sacos, empurro o chão
Queria lápis, livros, amigos
Mas só me dão empurrão.
Às vezes sonho bem baixinho
Com bala, corda e pião
Mas acordo e lá está o balde
Preparado esperando a minha mão.
Quero escola, quero história
Quero aprender a ler e escrever
Quero ter tempo de ser criança
Não quero ter medo de viver.
Será que alguém vai me escutar?
Será que alguém vai me entender?
Eu sou criança, não ferramenta
Eu só quero crescer.
Poema de Nicolas Antônio Moura de Souza — Bem Longe da Exploração
Eu ainda sou criança, mas uma coisa sei dizer,
Tenho direito de brincar, estudar e aprender.
O ECA me assegura com absoluta prioridade,
Direito à vida, saúde, alimentação, cultura e dignidade.
Além destes, ainda posso citar:
Educação, lazer, respeito e convivência familiar.
Mas mesmo sendo pequeno, é de meu conhecimento
Que existem muitas crianças em estado de sofrimento,
Sem os direitos necessários para o seu desenvolvimento.
Isso pode ser notado no trabalho infantil,
Que mesmo sendo ilegal, é realidade de muitas crianças no Brasil.
Toda forma de trabalho infantil nós devemos combater,
E juntos, esse problema mundial podemos resolver.
Crianças com direitos garantidos
Crescem saudáveis e se desenvolvem bem.
Para esse sonho ser realidade,
Não tenha medo — disque 100.
Crianças são conhecidas como o futuro da nação,
Seu lugar é na escola, bem longe da exploração.
#PraCegoVer
A foto ilustra o estudante Nicolas Antônio Moura de Souza, vestido com o uniforme oficial da Prefeitura de Cuiabá, conversando com a estudante Clara Fernandes de Campos, que usa um vestido vermelho. Ambos estão no pátio da Escola Maria Dimpina Lobo Duarte Monteiro.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Prefeitura mantém gratuidade e reforça frota no domingo de provas no Enem
Além do reforço natural dos domingos, por conta da gratuidade, a Prefeitura de Cuiabá fará um redimensionamento da frota de ônibus para atender os participantes da prova do Enem. Agentes de trânsito e transporte da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública (Semob.Segp) estarão posicionados em locais de maior concentração de público, como na Avenida Beira Rio e na região do bairro Despraiado.
Equipes também permanecerão de prontidão, monitorando o fluxo pela central de monitoramento e ajustando a frota sempre que necessário.
Segundo o diretor de trânsito da Semob.Segp, Nicolau Budib, a região com maior geração de fluxo no Enem é a da Unic, na Avenida Beira Rio, atendida pela linha C01, que também chega à UFMT. Para essa área, haverá aumento no número de veículos.
A orientação é para que os participantes do Enem redobrem a atenção ao horário, já que a prova será aplicada conforme o horário de Brasília.
“As frotas terão algumas viagens extras no período que antecede o fechamento dos portões, entre 10h e 11h30”, lembrou o diretor.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Opinião6 dias atrásHipertensão 2025: o que realmente muda no seu dia a dia
-
Política5 dias atrásMutirão Fiscal oferece descontos de até 95% para regularização de débitos em Cuiabá
-
Opinião3 dias atrásPODER LEGIFERANTE
-
Polícia Federal3 dias atrásPF, BNDES e Interpol discutem ampliação de cooperação em crimes financeiros e tecnologia
-
Política4 dias atrásAssembleia inicia discussão da Lei Orçamentária 2026 em audiência da CCJR
-
Opinião6 dias atrásDois anticorpos monoclonais anti-amiloide redefinem tratamento do Alzheimer
-
Política3 dias atrásBotelho propõe política de prevenção ao câncer de próstata em MT
-
Política3 dias atrásProjeto Raízes que Libertam incentiva doação de livros na Assembleia Legislativa

