Cuiabá
Alerta da Defesa Civil ativa celulares dos cuiabanos neste sábado
Cuiabá
Moradores de Cuiabá e de outras cidades da região devem ficar atentos, mas não alarmados, na tarde deste sábado (27). Às 14h, milhares de celulares emitirão um som semelhante ao de uma sirene, como parte de um evento-teste do novo sistema “Defesa Civil Alerta”. A iniciativa, coordenada pelas Defesas Civis Municipal, Estadual e Nacional, com o apoio da Anatel, visa familiarizar a população com a ferramenta que será usada para emitir avisos em situações de risco real, como chuvas intensas, alagamentos e deslizamentos de terra.
Durante a simulação, os aparelhos compatíveis exibirão uma mensagem de demonstração na tela, que se sobreporá a outros aplicativos, acompanhada de som alto e vibração. A mensagem informará: “Defesa Civil: DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência de Mato Grosso. Para mais informações, consulte o site Defesa Civil Alerta”. O coronel BM Alessandro Borges Ferreira, secretário-adjunto da Defesa Civil de Cuiabá, reforça que não há motivo para pânico, pois o objetivo é apenas demonstrar como o sistema funcionará para que a população saiba agir com segurança em uma emergência real.
O alerta será disparado para todos os celulares com sistema Android (versão 11 ou superior) e iOS (versão 17 ou superior) que estiverem conectados às redes 4G ou 5G em Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra e Rio Branco, sem a necessidade de cadastro prévio. Moradores de cidades próximas também poderão receber o sinal, dependendo da cobertura da operadora. O sistema é considerado uma ferramenta estratégica para salvar vidas, pois fornece informação antecipada que permite à população proteger seus bens ou evacuar áreas de risco antes que o pior aconteça.
Além desse novo sistema, a população pode se manter informada por outros canais, como o cadastro para receber alertas por SMS, enviando o CEP para o número 40199, ou pelo WhatsApp, enviando o CEP para o número (61) 2034-4611, além das redes sociais da Defesa Civil de Cuiabá.
#PraCegoVer
Imagem ilustrativa mostra uma mão segurando um smartphone no escuro, exibindo alerta de chuvas intensas e alto risco. Ao fundo, embaçado sob um céu noturno e nublado, aparece o centro de Cuiabá a partir de uma vista elevada.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Prefeitura mantém gratuidade e reforça frota no domingo de provas no Enem
Além do reforço natural dos domingos, por conta da gratuidade, a Prefeitura de Cuiabá fará um redimensionamento da frota de ônibus para atender os participantes da prova do Enem. Agentes de trânsito e transporte da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública (Semob.Segp) estarão posicionados em locais de maior concentração de público, como na Avenida Beira Rio e na região do bairro Despraiado.
Equipes também permanecerão de prontidão, monitorando o fluxo pela central de monitoramento e ajustando a frota sempre que necessário.
Segundo o diretor de trânsito da Semob.Segp, Nicolau Budib, a região com maior geração de fluxo no Enem é a da Unic, na Avenida Beira Rio, atendida pela linha C01, que também chega à UFMT. Para essa área, haverá aumento no número de veículos.
A orientação é para que os participantes do Enem redobrem a atenção ao horário, já que a prova será aplicada conforme o horário de Brasília.
“As frotas terão algumas viagens extras no período que antecede o fechamento dos portões, entre 10h e 11h30”, lembrou o diretor.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Opinião6 dias atrásHipertensão 2025: o que realmente muda no seu dia a dia
-
Política5 dias atrásMutirão Fiscal oferece descontos de até 95% para regularização de débitos em Cuiabá
-
Opinião3 dias atrásPODER LEGIFERANTE
-
Polícia Federal3 dias atrásPF, BNDES e Interpol discutem ampliação de cooperação em crimes financeiros e tecnologia
-
Política4 dias atrásAssembleia inicia discussão da Lei Orçamentária 2026 em audiência da CCJR
-
Opinião6 dias atrásDois anticorpos monoclonais anti-amiloide redefinem tratamento do Alzheimer
-
Política3 dias atrásBotelho propõe política de prevenção ao câncer de próstata em MT
-
Política3 dias atrásProjeto Raízes que Libertam incentiva doação de livros na Assembleia Legislativa

